domingo, 17 de agosto de 2008

É Hora de Trocar a Pele

Hoje, vou dedicar esse artigo a descrever com detalhes um bom jeito de você realizar hábitos novos e manter um padrão de busca de objetivos diferenciado. Vamos dividir essa jornada em três fases: conhecimento, capacidade e vontade.

I – CONHECIMENTO
Ao você iniciar uma jornada, o conhecimento é importante pois é interessante que se tenha uma idéia exata de: O QUE FAZER. O que é que realmente você está se propondo a realizar, que transformação você tem a intenção de promover em sua vida. E assim pensando, decidir, na sua intimidade, o que vai realizar inicialmente.

A segunda etapa pede de você o seguinte questionamento: POR QUE FAZER! Você deve ter uma razão própria nascida de dentro de si. Evite padrões tipo: tenho que ser diferente para não sofrer. Entendo também que não é recomendável que o motivo da transformação seja: o que os outros pensam de mim!. Muito menos, fazer isso ou aquilo porque seu pai ou sua mãe entendem que é bom agir assim ou ainda por causa do que os amigos pensam a respeito do seu jeito de viver.

Na verdade, você deve mudar seus hábitos porque descobriu que este é o melhor caminho para tornar sua vida mais feliz.

Atente bem para o seguinte: este conhecimento deve ser, para você, uma fonte de sinalização, ao invés de um armazém de informações. Simplesmente guardar uma biblioteca na cabeça pode ser uma ação esclerosada.

Esse passo pede de você o exercício da criatividade, onde uma observação mais profunda; um interesse mais sério pela vida, possam trazer para seu Universo o intenso desejo de reformar seu repertório de idéias e atitudes. Você estará iniciando a troca de pele, desfazendo aquela imagem antiga para se vestir de uma roupagem totalmente diferente, adequada para seus novos objetivos.

Pode ser difícil esta troca de pele, desvestir-se de você e criar uma nova pessoa, com hábitos novos. Experimente copiar o seu próprio corpo.
A cientista Alice C. Ferreira, em depoimento no Supremo Tribunal Federal, quando discutia-se ali sobre a Célula-Tronco, em 20 de abril de 2007, informou que a cada 55 dias renovam-se todas as células da pele do corpo humano. Quer dizer, fisicamente você se transforma, a Natureza lhe dá este prêmio, esse recurso. Mas trocar a pele mental e emocional é um processo que depende de suas novas atitudes.

II - CAPACIDADE

Você já deu o primeiro passo, agendou conhecimentos, sabe o que quer e porque deseja, armazenou provisões para essa jornada. Agora a questão é definir COMO FAZER. Investigue-se, converse com sua alma e procure saber exatamente que recursos e ferramentas você dispõe para realizar seus sonhos. Evite tomar emprestado do vizinho, dos pais, pois cada um terá um modelo, um instrumento adequado para si mesmo. Você é uma outra criatura, com luz própria, desejos pessoais, que só você sabe como realizar. Tenha coragem de assumir sua grandeza própria, seus desejos e intenções. Você é uma criatura única e exclusiva.

Um outro ponto necessário é estabelecer uma estratégia. Evite desenvolver um projeto sem observar tudo e todos. Se você decide sair de casa, para passear, veja se há possibilidade de chuva, se tem dinheiro suficiente, se as pessoas que vão acompanhá-lo(a) gostam do lugar escolhido. Depois, saia com a certeza de que tudo pode dar certo.

No entanto, há uma outra estratégia, que hoje em dia se recomenda. Quer sair? Passear? Decida isso e vá, sem qualquer preparação e cuidados. Tire de si as responsabilidades e os medos e vá em busca de sua felicidade. Você tem coragem para isso? Então, seja feliz.

A primeira estratégia compreende atitudes de cuidados e medos, pode dar certo. No entanto, essa segunda iniciativa é mais criativa, interessa mais aos espíritos que já estão se sentindo prontos para novas caminhadas, descomprometidos com o passado, totalmente envolvidos com o futuro e conscientes de que vão atrair aquilo que seu coração e inteligência permitir. Você se sente assim? Então decida esse caminho e o realize imediatamente.

III – VONTADE
Agora, que você sabe o que quer, definiu uma estratégia, é hora de arregimentar forças para tomar seu novo rumo. Sem vontade, determinação, impossível caminhar. Uma pessoa mole, distraída, sem desejo intenso do que quer da vida, pode ficar no meio do caminho. Queira intensamente realizar seus projetos, sonhos. Evite as atitudes do tipo: “ah... deixa para mais tarde”, “ainda não estou preparado (a)”, “será que vai dar certo?”.

Ao contrário, respire fundo, logo pela manhã, ao se levantar diga para o Universo: Hoje vou realizar algo novo em minha vida. Mesmo não tendo namorado ou estando brigada com o marido, compre uma lingerie atraente, para adornar seu corpo; mude o penteado; faça suas unhas. No caso do homem, ponha uma camisa nova, faça a barba, corte o cabelo.

Se teve um desentendimento com os pais, não se bloqueie; observe seu currículo, veja se está tudo certinho nele e veja o que pode fazer para melhorá-lo.
Hoje pode ser que você tenha a oportunidade de encontrar alguém ou algo que modificará para sempre sua vida. Uma oportunidade poderá surgir e você deve estar com toda sua energia para realizar um novo rumo.

E por fim, assuma os riscos, as conseqüências todas deste rumo que você está escolhendo para sua vida. Ninguém pode ser responsabilizado pelos seus desacertos, mas também não podem tirar suas conquistas. De nada adianta alistar-se no time dos coitados, desprovidos de bens, daqueles cujos pais não deixaram heranças, cujas parceiras impediram seu sucesso. Os “incompreendidos”.

Cada um elabora seu destino. Somos todos responsáveis pelo que acontece em nossas vidas. Portanto, elabore novos hábitos, decida comportamentos mais saudáveis, limpe seus pensamentos e atitudes do lixo da culpa, da pregüiça e do medo e incendeie seu coração, criando ações que tragam para seu corpo saúde e para sua mente, inteligência. Seja capaz de tornar a si mesmo feliz.

por Wilson Francisco

Nenhum comentário: